18 de fevereiro de 2011

Modificar emoções



William James, cujo conhecimento de psicologia prática jamais foi ultrapassado, observou certa vez que não podemos modificar instantaneamente as nossas emoções apenas resolvendo fazer isso, mas que podemos modificar nossos atos, modificando automaticamente nossos sentimentos. “Assim - explica ele - o caminho voluntário e soberano para a alegria – se a alegria já se perdeu – é sentir-se alegre e agir como se a alegria já estivesse presente.”

Mas, será que um truque tão simples dá resultado? Experimente você mesmo. Ponha no rosto um grande, largo e franco sorriso; ponha os ombros para trás, aspire o ar longa e profundamente e cante o trecho de alguma canção. Se não souber cantar, assobie. Se não souber assobiar, cantarole.

Você logo descobrirá o que William James estava falando. Descobrirá que é fisicamente impossível permanecer melancólico e deprimido enquanto estiver agindo como se fosse radiosamente feliz! Essa é uma das pequenas verdades básicas da natureza que podem facilmente operar milagres em nossas vidas.

(texto de Dale Carnegie no livro "Como evitar preocupações e começar a viver")

Nenhum comentário:

Postar um comentário